Como desenhar anime passo a passo fácil para iniciantes

Se você procura um passo a passo de como desenhar anime este é o lugar certo, com um tutorial para iniciantes ensinando cada etapa para desenhar o rosto de qualquer personagem de anime e mangá.

Desenhar pode ser visto por muitos como um dom, mas não exige nada além de dedicação. Todos podem aprender a como desenhar anime e mangá, e até fazer da habilidade a sua carreira.

Se você procura um passo a passo com fotos reais de como desenhar anime e mangá, você veio ao lugar certo.

Este é um passo a passo simples para iniciantes com todas as etapas que você precisa dominar para aprender a desenhar o rosto de qualquer personagem.

Como desenhar corpo, mãos e pés vai ficar para os próximos artigos, ou até mesmo para uma videoaula futura, o que você acha?

Então prepara seus materiais de desenho e vamos com tudo. Se você chegar até o final, tenho um desafio pra você!

Como desenhar personagens de anime: rosto masculino

As proporções e o posicionamento das características faciais variam muito de acordo com o estilo e as preferências do desenhista.

Neste passo a passo você vai ter a ideia geral de como desenhar rostos de anime ou mangá, que podem ser muito úteis se você estiver tentando aprender a desenhar este estilo ou quer criar seus personagens.

Desenhando a cabeça


Faça um círculo claro para servir de base para a cabeça.

Você pode desenhar uma linha vertical no meio da cabeça, para ajudá-lo a garantir que ambos os lados têm o mesmo tamanho.

Agora você vai fazer uma linha horizontal no meio do círculo, formando uma cruz com a linha vertical.

Faça uma marcação no eixo vertical um pouco abaixo do limite do círculo, e outra entre acima dela, dividindo metade da distância até o eixo horizontal. A primeira vai servir de base para o nariz e as orelhas, e a segunda é onde será o queixo.

Se você deseja fazer um personagem mais velho, basta deixar o queixo um pouco mais longo, já se quiser que ele pareça mais jovem, faça-o mais arrendondado.

Desenhando as orelhas

Para colocar as orelhas, desenhe uma linha horizontal no meio da cabeça. Entre o eixo central e o queixo, desenhe outra linha horizontal. As orelhas terão a altura da distância entre essas duas linhas.

Desenhando os olhos do personagem

Para desenhar os olhos, você pode usar o eixo horizontal no meio da cabeça. Desenhe os olhos diretamente abaixo desta linha.

A distância entre os olhos é de em média um olho, faça estas marcações no eixo horizontal antes de começar.

Lembre-se olhos maiores e mais largos dão a um personagem uma aparência mais jovem. Não esqueça de desenhar as sobrancelhas um pouco acima dos olhos.

Desenhando o nariz

Para colocar o nariz, apague uma parte da linha vertical, e na metade do rosto, entre os olhos e o queixo, desenhe o nariz com um traço leve e um pontinho no lado esquerdo.

Desenhando a boca e o pescoço

Para desenhar a boca, faça uma linha horizontal com o mesmo comprimento da distância entre os olhos, depois trace uma pequena curva logo abaixo para definir o sorriso.

[elementor-template id="6463"]

Para fazer o pescoço não tem muito segredo, cada lado fica alinhado com o centro dos olhos, só tome cuidado para não ficar muito fino nem muito largo.

Desenhando o cabelo do personagem

O cabelo tem duas partes, a primeira parte de dentro do rosto, o topete, a costeleta, a franja, a segunda seria o volume, que fica ao redor da cabeça.

Neste passo você pode apostar na criatividade e espontaneidade. Fiz um cabelo bagunçado e cheio de pontas soltas, a ideia é deixar o personagem com a aparência de alguém desleixado.

Se o cabelo for grande, desenhe um pouco atrás da orelha, caso seja ainda maior, você pode por exemplo, esconder as orelhas.

Desenhando os detalhes menores do rosto e finalizando o desenho

Nesta ultima etapa você vai corrigir os erros de seu esboço e adicionar detalhes ao desenho. Percebi, por exemplo, que os olhos haviam ficado muito distantes, então coloquei um arranhão na sobrancelha e um curativo no nariz.

Quando terminar, você deve ter um desenho final do rosto de um personagem de anime masculino.

Como desenhar personagens de anime: rosto feminino

A maioria das personagens femininas de anime tem olhos grandes, boca pequena, nariz, queixo e um rosto bastante redondo. Os lábios geralmente são muito pouco definidos.

No começo é bem parecida com desenhar um personagem masculino, mas no decorrer do desenho as diferenças começam a aparecer.

Desenhando a cabeça

Faça um círculo claro para servir de base para a cabeça.

Você pode desenhar uma linha vertical no meio da cabeça, para ajudá-lo a garantir que ambos os lados têm o mesmo tamanho.

Agora você vai fazer uma linha horizontal no meio do círculo, formando uma cruz com a linha vertical.

Faça uma marcação no eixo vertical um pouco abaixo do limite do círculo, e outra entre acima dela, dividindo metade da distância até o eixo horizontal. A primeira vai servir de base para o nariz e as orelhas, e a segunda é onde será o queixo.

Desenhe o queixo pequeno e quase pontudo, mas com uma pequena curva na parte inferior.

Desenhando as orelhas e o pescoço

Para colocar as orelhas, primeiro desenhe uma linha horizontal diretamente no meio da cabeça e depois outra linha entre ela e o queixo. Desenhe as orelhas entre essas duas linhas.

Para fazer o pescoço é muito simples, e deve ocupar no máximo um terço da largura do rosto. Se sua personagem for gordinha, você pode arredondar mais o queixo e alargar o pescoço.

Desenhando os olhos da personagem

Para colocar os olhos na cabeça, você pode usar a mesma linha vertical usada para colocar a parte superior das orelhas. Desenhe os olhos diretamente abaixo desta linha. 

Ao desenhar os dois olhos de uma só vez, verifique se o tamanho e a altura estão corretos, você não vai querer que sua personagem fique com o rosto desproporcional, não é mesmo? 

Desenhando o nariz

Como já mencionado, a posição do nariz é mais ou menos na linha inferior da orelha.

Geralmente o nariz de personagens de anime são pequenos e pontudos e nesse desenho fiz só um pequeno triangulo.

Nesta etapa você pode aproveitar e apagar a maioria das linhas de guia.

Desenhando a boca

Você pode desenhar a boca como uma ou duas linhas. Se você quer um personagem mais feliz / mais amigável, pode desenhar a boca com uma leve curvatura.

Desenhando o cabelo da personagem

Lembre-se de que o cabelo fica por cima de algumas características do rosto da personagem, porém mesmo assim você deve fazer todas as partes no início, especialmente porque elas podem aparecer se você optar por um estilo diferente.

Você pode apagar as partes que serão cobertas pelos cabelos quando terminar.

Para esta fase, você pode simplesmente desenhar as partes principais do cabelo sem muitos detalhes. Tente variar ligeiramente as mechas em tamanho e direção para dar ao cabelo uma aparência mais natural.

Desenhando os detalhes menores do rosto e finalizando o desenho

Nesta etapa, você pode apagar as partes do rosto cobertas pelos cabelos e adicionar os detalhes menores aos olhos, como cílios, pupilas e realces. Você também pode sombrear os cílios e adicionar mais detalhes ao cabelo.

Quando terminar, você deve ter um desenho final do rosto de um rosto de anime feminino.

#desafiodesenhoalapis

Desenhar exige dedicação e atenção, se você deseja adquirir esta habilidade pegue papel e lápis e siga o passo a passo, quando terminar compartilhe o seu trabalho e inspire outras pessoas.

Não se esqueça de utilizar a hashtag #desafiodesenhoalapis e de marcar o perfil @desenhoalapisoficial!

[elementor-template id="6463"]
Imagem padrão
Jimmy Bastos
Sou desenhista desde 2012 e minha missão é te ajudar a aprender a desenhar e se tornar um mestre do desenho a lápis, mesmo que você seja iniciante, não tenha "dom", muito menos rios dinheiro pra investir em materiais e cursos caros.

Deixar uma resposta