4 dicas práticas de como desenhar mais rápido para aplicar agora

Qualquer um pode desenhar rápido, mas manter um a precisão e ter um bom resultado é o mais difícil. Quer saber como desenhar bem e rápido? Esse post é pra você.

É inquestionável que existem artistas que sabem como desenhar mais rápido e com grande habilidade, precisão, porém a maioria das pessoas deduz que isso é fruto do talento desses desenhistas e não o resultado de habilidades e técnicas desenvolvidas para tal.

O fato é que qualquer pessoa consegue desenhar rápido, entretanto, o que é mais difícil é conseguir manter um padrão de precisão, senão o desenho não terá os resultados desejados ou pelo menos aceitáveis.

Portanto, conhecer as principais técnicas te ajudará a melhorar sua precisão e habilidade em desenhar rápido.

Obviamente essas técnicas exigirão muito exercício e prática, mas ter domínio sobre elas, enquanto você desenha, aumentará sua capacidade de desenhar bem, rápido!

Portanto, separei 4 dicas estratégicas de como desenhar mais rápido, confira!

1. Desenhe a partir de formas geométricas

esboce mais rapido usando formas geometricas
fonte: https://onart.net.br/

Uma das dicas mais valiosas de como desenhar mais rápido é tentar pensar o que você pretende esboçar como formas geométricas.

Assim, o desenho terá um processo muito mais simplificado e, consequentemente, te levará a desenhar mais rápido e de forma precisa.

Mesmo que você esteja mais acostumado a começar pelos contornos de um desenho  — pois é a forma mais intuitiva para se desenhar  — é provável que isso esteja retardando o processo, pois você vai focar em muitos detalhes no momento errado.

Neste outro artigo sobre tecnicas de desenho, explico melhor sobre isso.

Portanto, desenhe a partir de formas geométricas, pensando e dividindo visualmente o que quer esboçar, até que o desenho comece a se parecer com a figura original. 

Desenhos simples, consequentemente serão mais fáceis de desenhar e de lembrar as formas que podem ajudá-lo nessa composição.

Encontrar formas geométricas para desenhos mais complicados é que é o desafio, mas é absolutamente possível com a prática.

2. Desenhe com todo o seu braço

desenhe rapido usando o braço todo

Outra técnica para desenhar bem mais rápido é a forma como você usa sua mão e braço para controlar os traços na superfície.

Afinal se pararmos para pensar, ainda pequenos, aprendemos a pegar um lápis da forma que é mais confortável para escrever.

Portanto, naturalmente, na hora de desenhar seguramos o lápis como se fossemos escrever, usando principalmente o pulso para manuseá-lo.

Apesar disso, para desenhar você não precisa seguir essa marca de escrita.

É possível ser mais livre e o melhor é que você pode usar um grupo muscular que não se limite apenas ao pulso, pois ele tende a “prender” os movimentos.

Assim, ao usar o braço todo, você conseguirá imprimir e soltar suas marcas e dar mais precisão e agilidade na composição de seus desenhos.

[elementor-template id="6463"]

3. Pratique sketching cronometrado

como desenhar mais rápido

Sketching ou FreeStyle são desenhos rápidos, geralmente esboços rápidos feitos em um tempo pré-determinado.

O objetivo do sketching é não se apegar aos detalhes e sim estudar as técnicas de desenho, desse modo, foque em fazer um esboço onde você vai do começo ao fim do desenho e já passa para o próximo.

Com um sketching obviamente você irá tomar cuidados, tentar passar o máximo de precisão, mas não deve ficar encanado com detalhes e minúcias para tornar o desenho perfeito.

Cronometre o tempo que você demora, essa é uma forma para você ir ganhando experiência, prática e velocidade ao desenhar.

4. Opte por materiais de desenhos que não demandem tanto tempo

como desenhar bem, rápido com pastel seco

Uma coisa que você precisa considerar sobre as técnicas de como desenhar mais rápido, é que você precisa usar um meio adequado para promover essa rapidez.

O que quero dizer é que, se você for fazer um desenho com lápis coloridos, para o desenho sair com precisão e bonito, isso irá demandar muito mais tempo do que se fizesse o mesmo desenho com a Técnica Pastel ou com Carvão Vegetal.

Entenda que, o material que você for utilizar para desenhar irá influenciar na velocidade que poderá empregar para fazer o desenho ficar aceitável.

Mãos à Obra!

Conhecendo algumas técnicas de como desenhar mais rápido e levando-as em consideração nos seus exercícios de desenho, praticando e exercitando sempre, você irá perceber que você vai melhorar muito.

Também tente sempre considerar que desenhar rápido pode até ser muito bom, porém, nem sempre deve ser a prioridade, afinal de contas, o mais importante é o resultado e o prazer que a atividade proporciona.

Como já dizia Picasso “Aprenda as regras como um profissional para que você possa quebrá-las como um artista”, desse modo, utilize as técnicas de desenho, mas não se prenda apenas a elas, desenvolva suas habilidades de acordo com suas necessidades e anseios.

Gostou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários

[elementor-template id="6463"]
Imagem padrão
Jimmy Bastos
Sou desenhista desde 2012 e minha missão é te ajudar a aprender a desenhar e se tornar um mestre do desenho a lápis, mesmo que você seja iniciante, não tenha "dom", muito menos rios dinheiro pra investir em materiais e cursos caros.

Deixar uma resposta