4 técnicas pouco conhecidas para aliviar a ansiedade desenhando

Está com dificuldades para controlar a ansiedade? Sei bem o que é isso.

Além de desenhista, sou profissional na área de computação, e neste ramo é muito comum lidar com prazos curtos e cobrança excessiva por produtividade, talvez seja assim no seu trabalho também.

Infelizmente, essa correria do cotidiano e as cobranças, tanto sócias quando pessoais, nos deixa cada vez mais ansiosos, então, encontrar meios para mantermos a saúde é algo com o qual sonhamos e se torna cada vez mais necessário.

E se eu te disser que o desenho é uma forma simples e prática de controlar a ansiedade? 

Há alguns anos, praticamente viralizou aqueles livros de pintura para relaxar como este do Augusto Cury. As famosas Mandalas, lembra?

Clique aqui para conhecer

Essa febre provou massivamente que a arte é uma ótima forma de como controlar a ansiedade e o estresse, além do mais é de graça, portanto, todos deveríamos praticar!

Essa forma tem se tornado relevante porque a quantidade de pessoas que sofrem com problemas de ansiedade são enormes e muitos terapeutas têm optado tratamentos que não envolvem medicamentos.

E é sobre a arteterapia e o seu benefício de como controlar a ansiedade que vamos falar.

Quando você deve buscar ajuda médica?

busca de ajuda medica para controlar a ansieade

Um relatório da Organização Mundial da Saúde calcula que no Brasil há mais de 18,6 milhões de pessoas com ansiedade.

Veja bem, estes são dados apenas das pessoas que buscam um tratamento e obtém o diagnóstico, imagine as muitas outras que sofrem com isso, mas não procuram auxílio!

Embora a ansiedade seja uma emoção normal, é preciso ficarmos atentos, porque quando em excesso ela pode se tornar um transtorno grave, portanto, é necessário buscar tratamento e orientações.

A terapia com um psicólogo pode te ajudar a entender os fatores do dia a dia que desencadeiam sua ansiedade, desta forma, reduzir seus sintomas e identificar os eventos que te levaram a desenvolver este problema.

Quero dizer que, independente de sua causa, se você tem excesso de ansiedade, você deve buscar um tratamento personalizado por um profissional qualificado, que pode sugerir ou não atividades relaxantes como o desenho, exercícios físicos ou meditação.

O que é a arteterapia?

como controlar a ansiedade com desenho e se acalmar

Toda forma de se expressar artisticamente é algo benéfico, porém a arteterapia é bem mais densa e profunda do que muitas pessoas podem imaginar que vai além de passar horas com um livro de colorir para adultos.

A arteterapia é uma alternativa que vem sendo estudada, comprovada e praticada profissionalmente e, hoje, já ajuda milhares de pessoas nos mais variados locais (desde escolas, hospitais e bases militares).

Essa atividade artística, realizada na presença de um terapeuta experiente pode auxiliar as pessoas a processarem melhor suas emoções e, consequentemente, conhecer mais sobre si mesmas, além de gerar uma sensação de calma e otimismo.

Como a arteterapia pode te ajudar a controlar a ansiedade?

Foto de pessoa desenhado

A arteterapia traz vários benefícios para as pessoas, e podem ajudar na autoestima, na autoconsciência e na promoção da resiliência, como uma forma de reduzir ou resolver angustias emocionais e conflitos internos.

Por outro lado, mais do que isso, a arteterapia tem sido, comprovadamente, usada e gerado ótimos resultados no tratamento de pessoas com problemas de ansiedade.

Novo Livro Digital

Destrave o seu Talento Artístico com este Guia GRÁTIS Para Iniciantes!

Claro que a arteterapia traz benefícios e com o auxílio de um profissional experiente pode:

1. Acalmar o sistema nervoso

Comumente as atividades de arteterapia são meditativas e silenciosas, o que promovem calma e ajuda a aliviar sintomas de estresse, irritabilidade e nervosismo. 

2. Estimular a auto expressão

São muitas as pessoas que lutam contra a ansiedade em torno de sentimentos, memórias e pensamentos que, geralmente, não é possível mostrar para o mundo.

Desse modo, a arteterapia ajuda a expressar esses conflitos sem ser julgado ou criticado por outras pessoas, uma vez que nem todos são capazes de compreender a ansiedade.

A auto expressão de forma criativa ajuda as pessoas a se conectarem com emoções e experiências de forma mais saudável e/ou menos dolorosa.

3. Amplia a autoconsciência

Ao nos envolvermos com atividades criativas, acaba-se por descobrir aspectos dos quais não se tinha consciência sobre si mesmo, através de atividades meditativas e expressivas é possível conhecer mais sobre seu senso de autoconsciência. 

Como controlar a ansiedade com o desenho?

pessoa desenhando para controlar a ansiedade

É possível usar o desenho como arteterapia, afinal é uma forma de se expressar e deixar suas emoções fluirem.

Portanto, trouxe alguns exercícios que você pode fazer em sua casa com os materiais de desenho/pintura que tiver. Você só vai precisar de lápis e papel.

Obviamente, se você sofre de transtornos de ansiedade, é preciso procurar o auxílio de um profissional, mas nada o impede de praticar os exercícios abaixo.

1. Desenhe linhas para controlar a ansiedade

Sabe quando você está estressado e mesmo querendo desenhar não encontra uma inspiração? Uma dica fenomenal e extremamente útil é fazer linhas (desenhar linhas).

Se dê ao luxo de desenhar essas linhas da forma como se sentir emocionalmente, você pode experimentar fazer rapidamente, lentamente ou até mesmo aplicando alguma força.

Pouco importa se as linhas estão perfeitas, você deve manter o foco e tornar essa atividade agradável.

Em algum momento suas linhas estarão mais limpas e mais próximas e até mais retas conforme for se acalmando, controlando a respiração, etc.

Muitas pessoas podem até considerar bobo fazer esse exercício de desenhar linhas, porém, particularmente, penso que é um dos melhores para controlar o estresse, ansiedade momentânea e organizar os pensamentos.

2. Desenhe círculos para controlar a ansiedade

Você pode estar pensando: este exercício é primário, qualquer criança pode fazer, porém, é um dos meus favoritos.

A ideia é exatamente essa. Porque você precisa pensar muito no que vai fazer?

Se o objetivo é se acalmar, nada melhor do que apenas ir desenhando círculos pelo papel, sem seguir um padrão de tamanho ou forma.

Você se lembra o quanto é relaxante olhar as nuvens do céu?

O bom desse exercício é que é possível limpar a mente enquanto você faz as bolinhas no papel e, depois pode olhá-los e tentar imaginar (e ver) que tipo de coisas eles formaram:

Um mapa? Um objeto? Uma foto? O que você vê?

3. Faça um desenho contínuo para se acalmar

desenho de rosto feito com uma só linha

A técnica do desenho contínuo, consiste em desenhar com um único traço, sem tirar a caneta da superfície em que está desenhando.

Neste estilo de desenho, as linhas atuam como contornos sem sombreados e podem formar esboços memoráveis, como este do Kris Trappeniers, não é o máximo?

Para exercitar esta habilidade, não se preocupe com a beleza, simplesmente desenhe algo sem tirar a ponta da caneta do papel, assim você irá trabalhar sua coordenação motora e criatividade.

4. Controle a ansiedade com mandalas: pintura relaxante

arteterapia com mandalas

mandala é, originalmente, um círculo que pode conter em seu interior, desenhos de formas geométricas, figuras humanas e cores variadas.

Esta é uma excelente técnica se você precisa entender a si mesmo, exercer sua autonomia e individualidade, deixando sua marca pessoal por duas razões:

  • É muito fácil entrar em um estado de foco absoluto e ignorar tudo a sua volta;
  • Você vai escolher as cores e formas de acordo com o que você está sentido;
  • Elas são lindas e você pode compartilhar com outras pessoas.

Você pode optar por desenhar suas próprias mandalas, imprimir um modelo para colorir, ou até mesmo utilizar um aplicativo para celular, não é o máximo?

Há muitos outros exercícios de desenhos que são ótimos forma de como controlar a ansiedade e você além de poder seguir os que recomendei, pode, por exemplo, criar seus próprios métodos e estratégias quando você perceber o que funciona para aliviar sua ansiedade. 

Espero que você tenha gostado deste conteúdo e não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos ou seguidores!

Novo Livro Digital

Destrave o seu Talento Artístico com este Guia GRÁTIS Para Iniciantes!

Imagem padrão
Jimmy Bastos
Sou desenhista desde 2012 e minha missão é te ajudar a aprender a desenhar e se tornar um mestre do desenho a lápis, mesmo que você seja iniciante, não tenha "dom", muito menos rios dinheiro pra investir em materiais e cursos caros.

Deixar uma resposta

Para qual e-mail devo enviar o material?