8 estilos de desenho que você vai querer fazer agora

Existem vários estilos de desenho tanto para estudar quanto para explorar e cada um deles transmitem uma mensagem diferente.

Geralmente, ilustradores habilidosos não se limitam a apenas um estilo de desenho, mas gostam de experimentar livremente as possibilidades e, assim conseguem expandir suas habilidades e desenvolver sua marca.

É claro que um ilustrador pode ser especialista em um, mas, ao mesmo tempo, ser flexível e explorar técnicas novas para mesclar com seu estilo principal.

A ideia é que, ao tentar criar seu próprio estilo de desenho, você possa se divertir e passear entre vários tipos de desenho para obter impactos positivos no seu crescimento criativo.

Pensando nisso, separei 5 estilos de desenho que você vai querer fazer e que serão ótimos para seu amadurecimento e aumente de habilidades ilustrativas, e quem sabe, encontrar seu espaço no mundo das artes.

Então, prepara seus materiais de desenho, que no final desse artigo tenho certeza que você vai estar com muita vontade desenhar.

1. Hiper Realismo

O Desenho Realista (meu estilo favorito) teve origem fundamentada no fotorrealismo, e presa por retratar um desenho com o máximo de fidelidade possível, e muitas vezes, mais perfeito do que a realidade percebida.

No Realismo a prática e aplicação de técnicas são obrigatórios, uma vez que não existem linhas, ou traços definidos, mas sim luz, sombra e texturas.

2. Anime e Mangá

Estilo de desenho de anime e manga
Artista: Yann

Estilos de desenho de Anime e Mangá é mais uma possibilidade que você deveria tentar. Nesse desenho percebemos que os traços são mais evidentes e as cores vibrantes.

Esse estilo é de origem japonesa, e no Brasil, os animes mangás tem se popularizado bastante, e é apreciado por um público enorme.

3. Efeito 3D

Estilos de desenho 3d

Outro estilo de desenho que chama bastante atenção é a técnica do Efeito 3D, pois eles tendem a ser bastante realistas e impressionantes.

Quando preciso, esses desenhos conseguem dar a sensação e a impressão de que saíram do papel e interagem com o ambiente real.

Nos desenhos com Efeito 3D sempre deve ser considerado a perspectiva e o ângulo que o desenho será visto.

Além disso, você pode utilizar artifícios como recortar parte do papel e ajustar a posição da câmera quando for fotografar, dessa forma você vai deixar a ilustração ainda mais realista.

4. Aquarela

A pintura em aquarela é feita com pigmentos solúveis a água, que se espalham pelo papel em um efeito único.

Esse estilo é bastante reproduzido em estúdios de tatuagem, e se tornou muito popular entre as mulheres.

5. Desenho contínuo

Desenho continuo: estilos de desenho abstratos

Desenho Contínuo ou Técnica do Desenho Contínuo, consiste em desenhar com um traço só sem tirar a caneta da superfície em que está desenhando.

Sabemos que as linhas são a base de todos os estilos de traço que existem, porém, no estilo de desenho contínuo as linhas atuam como contornos sem sombreados que em harmonia, formam esboços memoráveis.

[elementor-template id="6463"]

Para exercitar essa habilidade basta praticar desenhar linhas contínuas formando desenhos.

Desenhe algo sem tirar a ponta da caneta do papel, assim, o resultado será formado a partir de uma única linha, não é o máximo?

6. Zentangle

Zentangle é um método de criação de composições usando padrões repetidos. 

É uma nova forma de arte fascinante, fácil de aprender, divertida e estimula a atenção e criatividade. Os Zentangles também são muito utilizados para relaxar e aliviar a ansiedade.

7. Pontilhismo

O pontilhismo é uma técnica que foi desenvolvida com base no Impressionimo, porém, hoje em dia, o este estilo é muito popular no mundo da Tattoo

No Brasil, por exemplo, um dos maiores representantes desse estilo é o Tatuador Rafel Lopes.

Sobretudo, nesse estilo de desenho, a luz, sombra e degradês são produzidos a partir da quantidade de pontos utilizados em uma região.

8. Cartoon

Estilos de desenho: Composição de cartoons

Esse estilo de desenho já tem uma boa história, pois teve origem nas revistas impressas, quando eram usadas como cômicas e satírica.

As ilustrações de um Cartoon podem ter evoluindo com o tempo, porém podemos evidenciar características marcantes: como elementos exagerados, cabeças grandes, corpo pequeno, mãozonas, pezinhos, etc.

Espero que você tenha gostado de conhecer estes estilos de desenho e, sobretudo, coloque em prática algum deles para melhorar ainda mais sua precisão e habilidades de ilustrador.

Para finalizar, se você gostou do post, não deixe de comentar e nos dizer qual seu estilo de desenho preferido.

E aí já sabe qual é o seu?

[elementor-template id="6463"]
Imagem padrão
Jimmy Bastos
Sou desenhista desde 2012 e minha missão é te ajudar a aprender a desenhar e se tornar um mestre do desenho a lápis, mesmo que você seja iniciante, não tenha "dom", muito menos rios dinheiro pra investir em materiais e cursos caros.

Deixar uma resposta