+10 materiais de desenho que todo desenhista deveria conhecer

Caso você seja um desenhista iniciante já deve ter parado para se perguntar quais os materiais de desenho essenciais, não é mesmo? Descubra agora os principais...

Caso você seja um desenhista iniciante já deve ter parado para se perguntar quais os materiais de desenho essenciais, não é mesmo?

Essa dúvida é bastante comum até porque temos uma grande variedade de matérias de desenho disponíveis no mercado, portanto, hoje eu trouxe uma lista com os principais materiais que você deve conhecer.

Vale atentar que, mesmo sendo essenciais apenas o lápis e papel são obrigatórios para começar, de modo que com um lápis e papel você já pode desenvolver sua arte.

Materiais de desenho

1. Papel

Como um item indispensável para desenhar, obviamente, o papel teria que aparecer na primeira posição.

Sem o papel você não irá conseguir fazer de seus traços uma arte!

A melhor opção para treinar vai ser sempre o papel sulfite, mas se você já tem um pouco de habilidade, o ideal é que você escolha um que tenha uma gramatura de no mínimo 140g/m².

Para praticar esboço é até possível que o faça em um papel sulfite, porém não é interessante usá-lo para fazer o desenho final, pois a qualidade e a durabilidade do trabalho pode ficar comprometida.

2. Lápis ou lapiseira

Existem vários lápis para desenho, mas claro que nem sempre precisamos de todos. Geralmente, o ideal é que você monte uma seleção com pelo menos 4 lápis: 2H, HB, 4B, 6B.

Materiais de desenho: lápis

Você pode saber mais sobre cada um desses lápis aqui.

Não necessariamente você deve investir nesses, mas pode montar sua própria seleção de acordo com seu estilo ou o efeito que quer produzir em seus desenhos.

O fato é que lápis são essenciais para se fazer um desenho, se você prefere tons mais escuros, pode ter até o 8B, já se você gosta de mais suavidade, pode montar sua coleção só até o 4B.

Já no que se refere as lapiseiras, elas são ótimas para fazer pequenos detalhes, e uma de suas principais vantagens é não precisar fazer a ponta. 

Materiais de desenho: lapiseira

As lapiseira mais comuns são a 05 mm e a 07 mm, mas você também pode encontrar nos tamanhos 03 mm e 09 mm.

Minha indicação é que você opte por uma mina (também chamada de ponta) de grafite 2B, porém, dependendo do objetivo, você pode ter vários tipos de mina também.

Em alguns desenhos, é realmente necessário fazer traços finos que seriam muito difíceis com os lápis, então para garantir a precisão ao traçar é bom ter uma lapiseira em mãos.

3. Lápis de cor

Materiais de desenho: lapis de cor

Falar sobre lápis de cor é um assunto complicado, pois os melhores são aqueles para profissionais mesmo, porém, o custo é muito alto e nem todas as pessoas tem condições monetárias para investir neles.

Então a ideia é escolher algum de marcas mais populares que possam garantir ótimos resultados como aqueles da Faber Castell ou Maped.

Outra coisa importante, tente encontrar um jogo com 48 cores, pois assim você terá mais variedade de cores e contrastes para seus desenhos.

Novo Livro Digital

Destrave o seu Talento Artístico com este Guia GRÁTIS Para Iniciantes!

4. Apontador ou Estilete

fonte: desenhosrealistas.com.br

Para artistas que trabalham com lápis, o apontador é uma ferramenta indispensável.

Apesar de ser um utensílio que estamos acostumados, você deve tomar muito cuidado, pois se você utilizar um de baixa qualidade vai com certeza detonar o seu lápis.

Mesmo com um apontador de qualidade, é preciso apontar o lápis mais vezes, porque a ponta não fica tão longa assim.

O lápis afiado com o estilete é o mais longo e isso faz com que a ponta demore mais pra ficar desgastada, mas, por outro lado, você tem que dedicar mais tempo para apontá-los.

Uma dica interessante é ter uma lixa de unha para afiar a ponta do lápis várias vezes antes de apontá-lo outra vez.

5. Borracha Plástica

No que se trata de borrachas, você pode optar por qualquer uma borracha branca, e se ela for grande, pense em cortá-la em tiras para deixa-las mais fina e ser mais prático para você utilizar na hora de apagar algum traço do desenho.

Materiais de desenho: borracha

Minha marca favorita é a Staedtler, as borrachas, apagam muito bem e são super macias, assim você não corre o risco desgastar o papel nem deixar manchas no desenho.

6. Caneta Borracha

Apesar de um pouco mais cara que as borrachas tradicionais, a caneta borracha é uma ótima opção para apagar pequenos detalhes ou mesmo realçar efeitos de brilho no desenho.

caneta borracha: kit para desenho realista

Uma caneta borracha com uma espessura fina também pode ter um custo um pouco elevado.

Uma boa opção é utilizar um modelo comum com a ponta cortada em chanfro (na diagonal), assim você consegue uma precisão maior.

7. Esfuminho e Papel Higiênico

esfuminho: material para desenho realista

O esfuminho é um pequeno bastam feito de papel firme utilizado para esbater o grafite, usá-lo é muito importante na hora de criar texturas uniforme em um desenho.

Outro material que traz um efeito similar ao do esfuminho é o papel higiênico macio, sendo uma ótima alternativa para suavizar o grafite.

Faça um teste e descubra o efeito que cada um produz e qual deles você se adapta melhor.

8. Boleador ou caneta sem tinta

O boleador é uma ferramenta com ponta esférica de metal que tem revolucionado bastante o “universo” dos desenhos, pois é possível utilizá-la para marcar o papel e deixar traços brancos no desenho, já que a grafite não adere ao “arranhão” deixado pelo boleador.

Essa ferramenta é bastante utilizada para deixar os desenhos mais realistas e principalmente deixar traços de fios brancos em cabelos e barbas.

Caso você não encontre um boleador, ele pode, por exemplo, ser substituído por uma caneta sem tinta ou agulha de crochê.

9. Caneta Gel Branca

caneta gel: material para desenho realista

Esta é sem dúvida uma de minhas ferramentas favoritas, você pode fazer efeitos incríveis em seu desenho a lápis.

A caneta em gel é uma opção incrível para criar pequenos pontos de luz intenso, mas é necessária cautela, pois apesar de serem ótimas ferramentas, não é possível apagar caso você cometa um erro.

10. Prancheta

A prancheta é um dos materiais de desenhos essenciais porque é uma ótima superfície e você pode fixar o papel para desenhar, o que acaba proporcionando melhores resultados nos desenhos. 

Quem puder investir mais dinheiro, o melhor seria comprar as pranchetas especiais para desenho, por outro lado, uma prancheta comum serve muito bem.

11. Mesa de luz

A mesa de luz é mais indicada para desenhistas profissionais, pois permitem aumentar a produtividade em desenhos onde é exigido um alto nível de perfeição.

Elas atualmente estão muito difundidas no mercado gráfico, mas devo admitir que uma mesa de luz num tamanho bom e que tenha boa qualidade pode ter um custo mais elevado, por isso comentei que é mais indicada para desenhistas profissionais.

12. Luminária

Para fazer um bom desenho, lembre-se que seu ambiente deve ter uma iluminação especial.

Além de se beneficiar da luz do dia ou de uma boa e velha lampada fixada no teto, a dica é ter uma luminária sobre a mesa. 

Existem vários modelos disponíveis no mercado por valores acessíveis e tenho certeza que você vai encontrar uma luminária de seu agrado.

Sem contar que você pode fazer sua própria luminária do seu jeito… Olha só que ideia magnífica!

A luminária vai impedir que seu corpo faça sombra sobre o desenho, nesse caso você deve colocá-la posicionada no lado oposto que você desenha.

Caso você seja destro, a luminária tem que ficar no seu lado esquerdo, assim a sombra do seu braço não vai prejudicar a visualização do desenho.

Lista de materiais de desenho essenciais

Agora que já falamos sobre os materiais de desenho essenciais, vamos a lista para que você possa recapitular:

  1. Papel (140g/m² ou mais);
  2. Lápis ou lapiseira;
  3. Lápis de cor;
  4. Apontador ou Estilete
  5. Borracha plástica;
  6. Esfuminho;
  7. Caneta borracha;
  8. Boleador ou caneta sem tinta;
  9. Caneta gel branca;
  10. Prancheta;
  11. Mesa de luz;
  12. Luminária.

Volto a frisar que nem todos os itens dessa lista são indispensáveis, mas com certeza proporcionaram um melhor resultado ao seu trabalho.

Comenta aí em baixo, quero saber qual seu material favorito… Aquele que não pode faltar de jeito nenhum…

No mais, espero ter ajudado e não deixe de compartilhar esse post para seus amigos e seguidores!

Novo Livro Digital

Destrave o seu Talento Artístico com este Guia GRÁTIS Para Iniciantes!

Imagem padrão
Jimmy Bastos
Sou desenhista desde 2012 e minha missão é te ajudar a aprender a desenhar e se tornar um mestre do desenho a lápis, mesmo que você seja iniciante, não tenha "dom", muito menos rios dinheiro pra investir em materiais e cursos caros.

Deixar uma resposta

Para qual e-mail devo enviar o material?